FAQ - Orientações para defesas de dissertação e tese e para a realização de exames de qualificação
1. Defesa de Dissertação
Cumpridos os 24 (vinte e quatro) créditos exigidos pelo regulamento do Programa, e tendo o seu projeto de pesquisa já aprovado, orientando e orientador poderão realizar a marcação da defesa de dissertação, se julgarem que o trabalho está apto a ser apresentado à banca examinadora.
Qual a composição da banca de dissertação?
A banca de defesa de dissertação deverá ser composta por 4 (quatro) membros: 1 (um) orientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 5 (cinco) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Os membros devem ser portadores do grau de Doutor ou equivalente, incentivada a participação de membro externo à UFMG (art. 44, 1º do Regulamento do Poslin).
Importante: passagens para membros externos de bancas devem ser solicitadas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O Poslin também não pode determinar 'a priori' quais membros da banca precisarão de passagens aéreas, tendo em vista que cada vez mais as defesas são realizadas por videoconferência. Cabe portanto ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG, que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o Poslin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.
O que devo entregar na secretaria?
Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o mestrando deverá enviar para o email da secretaria um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional (trabalho apresentado individualmente ou em coautoria com o orientador). A entrega do certificado constitui requisito obrigatório para a realização da defesa.
A secretaria do Poslin não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.
Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras.
Como realizar a marcação da defesa de dissertação no Sistema Acadêmico?
Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar o login no 'minha UFMG' e acessar o menu 'marcação de defesas'. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão 'enviar'. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em 'enviar', o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.
É imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Assim, nenhum dado exigido pelo sistema deve ficar em branco. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará a defesa.
Em qual sala acontecerá minha defesa de dissertação?
Ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.
2. Exame de Qualificação
Todo aluno matriculado em curso de Doutorado deverá, obrigatoriamente, ser aprovado em Exame de Qualificação no prazo de 30 (trinta) meses, após seu ingresso no curso, respeitando-se o limite máximo de 36 (trinta e seis) meses.
Qual a composição da banca do Exame de Qualificação?
A banca do Exame de Qualificação deverá ser composta por 4 (quatro) membros: 1 (um) orientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 5 (cinco) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Um dos examinadores do Exame de Qualificação deverá ser, preferencialmente, membro externo do Programa (art. 42, 5º do Regulamento do Poslin).
Importante: pedir passagens para membros externos de bancas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O Poslin também não pode determinar 'a priori' quais membros da banca precisarão de passagens aéreas, tendo em vista que cada vez mais as defesas são realizadas por Skype/videoconferência. Cabe portanto ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG , que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o Poslin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.
O que devo entregar na secretaria?
Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização do exame, o doutorando deverá enviar para o email da secretaria um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional (trabalho apresentado individualmente ou em coautoria com o orientador). A entrega da referida documentação constitui requisito obrigatório para a realização do exame.
A secretaria do Poslin não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.
Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras.
Como realizar a marcação da defesa no Sistema Acadêmico?
Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização do exame, o aluno deverá efetuar o login no 'minha UFMG' e acessar o menu 'marcação de defesas'. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão 'enviar'. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em 'enviar', o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.
É imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Assim, nenhum dado exigido pelo sistema deve ficar em branco. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará o exame.
Em qual sala acontecerá o meu Exame?
Ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização do Exame.
O Exame de Qualificação não é divulgado na página do Programa nem nos painéis físicos da Faculdade de Letras, uma vez que a sua realização não é de acesso ao público.
3. Defesa de Tese
Cumpridos os 24 (vinte e quatro) créditos exigidos pelo regulamento do Programa, e tendo sido o aluno previamente aprovado em exame de qualificação, orientando e orientador poderão realizar a marcação da defesa de tese, se julgarem que o trabalho está apto a ser apresentado à banca examinadora.
Qual a composição da banca de tese?
A banca de defesa de tese deverá ser composta por 7 (sete) membros: 1 (um) orientador, 4 (quatro) titulares e 2 (dois) suplentes. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 8 (oito) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 4 (quatro) titulares e 2 (dois) suplentes. Os membros devem ser portadores do grau de Doutor, e pelo menos dois deles não devem pertencer aos quadros da UFMG (art. 44, 2º do Regulamento do Poslin).
Importante: pedir passagens para membros externos de bancas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O Poslin também não pode determinar 'a priori' quais membros da banca precisarão de passagens aéreas, tendo em vista que cada vez mais as defesas são realizadas por videoconferência. Cabe portanto ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG , que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o Poslin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.
O que devo entregar na secretaria?
Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o doutorando deverá enviar para o email da secretaria um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional (além do certificado apresentado por ocasião da qualificação) e um comprovante de publicação de artigo.
A secretaria do Poslin não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.
Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras.
Como realizar a marcação da defesa de tese no Sistema Acadêmico?
Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar login no 'minha UFMG' e acessar o menu 'marcação de defesas'. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão 'enviar'. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em 'enviar', o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.
É imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Assim, nenhum dado exigido pelo sistema deve ficar em branco. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará a defesa.
Em qual sala ocorrerá a minha defesa de tese?
Ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.