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Residência Pós-Doutoral

 

A Residência Pós-Doutoral na UFMG foi regulamentada pela Resolução 04/2009 de 14 de abril de 2009 do Conselho Universitário (clique aqui para baixar a resolução). Consiste no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão por portador do título de Doutor, em tempo integral, junto a Curso de Pós-Graduação da UFMG.


O candidato à Residência Pós-Doutoral que tiver seu pedido aprovado por Colegiado de Curso de Pós-Graduação ficará vinculado à UFMG mediante Registro Acadêmico em Residência Pós-Doutoral e matrícula na atividade "Desenvolvimento de Projeto Pós-Doutoral".

 

 

Procedimento e documentação para o pedido de Residência Pós-Doutoral

 

Para submeter o pedido de Residência Pós-Doutoral ao Colegiado do Poslin, o candidato deverá entregar na secretaria, impressos, os seguintes documentos:

 

- Pedido de Residência Pós-Doutoral, assinado pelo candidato, em que constem o período de realização da residência (mínimo de seis meses e máximo de um ano, podendo ser renovado por períodos de até doze meses), o título do projeto de pesquisa e a indicação do professor que supervisionará as atividades. Além disso, o pedido deve conter os dados para contato com o candidato, como telefone, e-mail e endereço de correspondência;

 

- Carta de aceitação do professor supervisor, credenciado junto ao Poslin, em que conste a assinatura do professor, o título do projeto de pesquisa e o período de realização da residência;

 

- Cópia do diploma de Doutor ou documento que comprove a conclusão do Doutorado;

 

- Curriculum gerado pela Plataforma Lattes do CNPq, e, no caso de estrangeiro, curriculo vitae;

 

- Projeto de pesquisa resumido com, no máximo, vinte páginas, em que conste o plano ou cronograma de trabalho para o período de residência solicitado. Quando couber (bolsistas PNPD), o projeto deve conter, ainda, a descrição das atividades de ensino a serem desenvolvidas;

 

- Declaração de que dispõe de tempo integral às atividades a serem desenvolvidas durante a Residência Pós-Doutoral.

 

Formulário de Requerimento de Registro em Residência Pós-Doutoral (clique aqui para baixar o formulário). O formulário é individual (um para cada futuro residente) e deve ser completamente preenchido pela secretaria e pelo futuro residente, inclusive assinado por ambos;

 

- Documento de Identidade (caso o residente seja estrangeiro, deverá apresentar cópia da página de identificação do passaporte, página do visto e, se possuir, Cédula de Identificação de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal);


- CPF (Cadastro de Pessoa Física);


- Diploma de doutorado ou documento equivalente que comprove a conclusão do curso de doutorado (documentos que informem a necessidade de apresentação de versão final corrigida de tese como condição para fazer jus ao título de Doutor não serão aceitas);


- Comprovante de endereço no Brasil.

 

Após a análise do Colegiado, a secretaria entra em contato com o candidato e o professor supervisor para comunicar a decisão.

 

Parágrafo único: No caso de o projeto de pesquisa apresentado pelo candidato envolver investigação com animais ou seres humanos ou utilizar técnicas de engenharia genética ou organismos tecnicamente modificáveis, o professor supervisor, após apreciação do Colegiado do Curso, deverá submetê-lo à aprovação do Comitê de Ética da UFMG.

 

 

 

Pedido de prorrogação do estágio pós-doc:

 

 

Encaminhar à secretaria do PosLin:

 

- pedido de prorrogação especificando a nova data (máximo 12 meses);

 

- relatório parcial de atividades (deve ser impresso; não aceitamos relatório enviado por email);

 

- parecer do professor supervisor aprovando o projeto e concordando com a prorrogação do estágio;

 

- novo projeto de pesquisa, constando o cronograma de trabalho e o planejamento das atividades para o próximo período.

 

 

 

 

Relatório Final de Residência Pós-Doutoral (RFP)

 

Ao término das atividades, o residente deverá entregar na secretaria, impressos, o relatório final de atividades, acompanhado do parecer do professor supervisor.


Atenção: será considerada como data final da residência pós-doutoral a data em que o relatório final for aprovado pelo Colegiado. Dessa maneira, o relatório deve ser entregue com antecedência em relação à data prevista para o término da residência.

 

Após a aprovação de seu relatório final de atividades, o residente pós-doutoral poderá requerer certificado junto à secretaria do curso em que realizou a sua residência. A secretaria tramitará o pedido para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, que emitirá o documento. O requerimento do certificado deve vir acompanhado da seguinte documentação impressa:

 

- Identidade;

 

- CPF;

 

- Certidão de Nascimento/Casamento;

 

- Diploma de Doutor.

 

 

 


Última atualização em Seg, 26 de Dezembro de 2016 13:33
 

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